Fundo iMM - Laço: A Caminho da Cura

imm june teal
Laço e Instituto de Medicina Molecular juntos no combate contra o cancro da mama

Sediado no Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, o Fundo iMM-Laço: A Caminho da Cura angaria fundos para apoiar projectos de investigação na área do cancro da mama. 

Foi criado em 2015 pela então Associação Laço que se juntou ao Instituto de Medicina Molecular para focar na investigação, procurando as causas do cancro da mama e os mecanismos do cancro da mama metastático.

No âmbito do Fundo iMM-Laço: A Caminho da Cura estão a decorrer quatro projetos. Dois destes projetos analisam o sistema imunitário e como este pode ter um papel fundamental na inibição do crescimento do tumor, na formação de metásteses, ou até como este pode ser uma preciosa ajuda na regressão ou eliminação dos tumores. Também estão a ser realizadas duas investigações no âmbito da genética dos tumores, uma que procura perceber qual o mecanismo que desencadeia metásteses cerebrais. A outra foca na análise genética dos tumores para prever a resposta à quimioterapia em mulheres com cancro da mama em estadios iniciais, assim como a identificar o tipo de tumores com mais riscos de metastização.

Todos estes projetos de investigação na área do cancro da mama visam encontrar as causas do cancro da mama e em resultado diminuir a sua incidência, proporcionar tratamentos mais eficazes, assim como descobrir os mecanismos que desencadeiam o cancro da mama metastático.

Lynne Archibald, antiga Presidente da Associação Laço refere que “a criação deste fundo, em parceria com uma das maiores entidades da área da investigação em Portugal, é a garantia de que continuaremos a contribuir para a investigação do cancro da mama em Portugal.”

Maria do Carmo Fonseca, Presidente no iMMLisboa refere que “Este fundo é um excelente exemplo de como os cidadãos podem contribuir para acelerar a transferência dos conhecimentos científicos para benefício imediato da sociedade”. Maria Mota, Diretora Executiva do iMMLisboa salienta ainda que “Com este fundo vai ser possível estudar  doentes com cancro da mama utilizando métodos tecnologicamente inovadores." 

O Fundo é sediado no iMM Lisboa. O iMM-Lisboa é um instituto de investigação biomédica de excelência, em investigação básica e clínica. O iMM-Lisboa é financiado principalmente através de fundos governamentais e da União Europeia, bolsas competitivas de concursos avaliados por revisores, doações privadas e consórcios industriais.

Siga-nos em https://www.facebook.com/fundoimmlaco/

Press Release Outubro 2016

Press Release Outubro 2015

Press Release Junho 2015

Para saber mais sobre o Fundo Laço-iMM: A caminho da cura: 

email:  Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Tel: +351 93 3212131 

imm

 

 
Voltar
 
 
Aviso: A informação contida neste site é necessariamente de carácter geral e não constitui nem dispensa uma consulta médica apropriada.